Eventos

Exposição da artista Márcia Rosa começa dia 7 no Pátio

Exposição da artista Márcia Rosa começa dia 7 no Pátio

domingo, 5 agosto, 2018

Começa dia 7 de agosto a nova exposição do Pátio Galeria. Dessa vez, o público do shopping poderá conhecer o trabalho da artista Márcia Rosa, que se dedica exclusivamente a criar peças com encáustica, técnica de pintura que remonta à Antiguidade e consiste no uso de pigmentos e de cera tratados a quente, o que produz um efeito de translucidez. A mostra “Pintando e bordando com Encaústica” é gratuita e fica no Pátio Brasil até 1º de setembro.

“Márcia Rosa desenvolve uma série de padrões de texturas que se amalgamam com os novos elementos que entram de modo quase natural, como para saciar a necessidade de completude de suas próprias obras”, define a historiadora de artes Vera Pugliese. Já para a artista plástica Marlene Godoy, a mostra no Pátio Galeria traz “composições que tendem a explodir os limites das obras, compostas de uma série de padrões de texturas, cores, detalhes e minúcias, que às vezes levam mais de meses para serem concluídas”.

A palavra encáustica vem do grego Egkaustiké, que significa queimado. A técnica é uma das mais antigas do mundo, muito usada na Grécia, desde o século V a.C., e também no Egito e pelos romanos. Nesta prática de pintura, o artista mistura as cores em pós com cera, aquecida e derretida. As criações não têm limites, permitindo múltiplas transparências, texturas, densidades, ricas veladuras, relevos e sobreposições. Pode ainda ser misturada com outras técnicas, multiplicando assim suas possibilidades e versatilidade.

SOBRE A ARTISTA – Márcia Margareth Rosa chegou a capital em 1959, com dois anos de idade. É pioneira de Brasília. Sua manifestação artística vem desde a infância, quando fazia bonecas de pano, flores de massinha, bordados com linhas e miçangas, macramê, pintura em tecido e arte com retalhos. Começou a pintar em telas na década de 1990, coletando elementos da natureza como sementes, que agregava à sua pintura por meio da massa acrílica.

Desde 2001 dedica-se exclusivamente à arte com encáustica. Ao decorrer dos anos, criou formas peculiares, relacionadas principalmente ao manuseio das ceras, tornando-se membro do Pólo de Artes e Cultura do Altiplano. Das telas já pintadas com encáustica e com o uso de algumas ferramentas, Márcia Rosa extrai fios, tiras, pedaço e raspas que retornam para as próprias telas, juntando-se aos seus traços, em fusão com a cera, e também com chapas de metal, bronze e alumínio.

  

   

 

EXPOSIÇÃO PINTANDO E BORDANDO COM ENCÁUSTICA
Quadros de Márcia Rosa
Quando? 7 de agosto a 1º de setembro de 2018
Onde? Pátio Galeria – 1º piso do Pátio Brasil
Horário? segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, de 14h às 20h
Quanto? De graça
Informações: (61) 2107-7400

Acontece no Pátio Brasil

Novidades, Eventos, Gastronomia e Blog
x

Imprensa

email para contato:
assessoriadeimprensa@patiobrasil.com.br