blog

29 de março, 2017

Fim de semana especial para autistas no Pátio Brasil

Fim de semana especial para autistas no Pátio Brasil

Fim de semana especial para autistas no Pátio Brasil

Para comemorar o Dia Mundial do Autismo, o shopping promoverá nos dias 1 e 2 de abril a segunda edição do Dia D+ Amor, em parceria com o Movimento Orgulho Autista Brasil, com palestras, talk shows, sessão de teatro em tela e aulas de ginástica e música para crianças autistas. Uma programação gratuita e especial para todas as famílias que convivem com esse Transtorno.

Desde 2007, o dia 2 de abril ficou definido pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial do Autismo. Uma data para ajudar as famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e conscientizar aqueles que ainda desconhecem o problema. E o Pátio Brasil apoia essa causa. Por isso, em parceria com o Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), o fim de semana dos dias 1 e 2 de abril terá uma programação especial sobre o tema, com palestras, talk shows, desabafos, atividades físicas e de lazer para as famílias e, principalmente, para as crianças autistas. Tudo gratuito, na Praça Central.

No sábado, a programação começa às 14h, com o Desabafo do Movimento Orgulho Autista. Logo depois, às 16h, haverá um circuito de ginástica artística com Heitor de Mendonça, especialista em ginástica para autistas. Na sequência, às 17h, o circuito será de psicomotricidade, com Robert Weder Dias, também especialista na área. O dia termina às 18h, com uma sessão de teatro em tela, com a exibição da peça “Chapeuzinho Vermelho”.

No domingo, dia 2 de abril, a programação começa às 14h, com a contação de histórias e divulgação do livro sobre autismo “Sara vai a uma Sinfonia Azul”, de Gisele Gama. Às 15h será hora de aula de música para eles, com Ana Carolina Steinkopf, do projeto Uma Sinfonia Diferente. Depois começam as palestras: às 16h sobre “Sinais e Sintomas de Alerta do TEA”, com o psiquiatra infantil Thiago Blanco, e às 17h sobre a “Importância da Alimentação no Desenvolvimento dos Autistas”, com a nutricionista e mãe de autista, Patricia Costa.

O evento termina com um Talk Show sobre as dificuldades e prazeres de quem tem um filho com essa particularidade, reunindo mães de autistas, a vice-presidente e a diretora do MOAB, a editora do site Roteiro Baby Especial, além de médicos especialistas no assunto. Haverá ainda, nos dois dias, brinquedos infláveis e brinquedoteca para as crianças.

O TEA é o transtorno do neurodesenvolvimento infantil, caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais. Esses comportamentos muitas vezes se manifestam pelo interesse intenso e focalizado em um assunto em particular; com movimentos corporais estereotipados (como agitar as mãos) e uma sensibilidade aumentada a sons ou texturas.

O conceito de espectro reflete a ampla gama de desafios e até que ponto que as pessoas com autismo podem ser afetadas. A ocorrência é de que cerca de um em cada 100 pessoas tem um TEA. Sabe-se que é quatro vezes mais comum em meninos do que meninas. A qualidade de vida de muitas crianças e adultos pode ser significativamente melhorada por um diagnóstico precoce e a indicação de tratamento.

PROGRAMAÇÃO DIA D+ AMOR
Um fim de semana especial para valorizar crianças e adultos com autismo

SÁBADO, 1 DE ABRIL DE 2017
14h às 18h: Brinquedos infláveis e brinquedoteca para crianças
14h: Desabafo autista com o Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB)
16h: Circuito de ginástica artística com Heitor de Mendonça, especialista em ginástica para autistas
17h: Circuito de psicomotricidade com Robert Weder Dias, especialista em psicomotricidade para autistas
18h: Sessão de teatro em tela, com a exibição da peça “Chapeuzinho Vermelho”

DOMINGO, 2 DE ABRIL DE 2017
14h às 18h: Brinquedos infláveis e brinquedoteca para crianças
14h: Contação de histórias e divulgação do livro sobre autismo “Sara vai a uma Sinfonia Azul”, de Gisele Gama
15h: Aula de música para autistas, com Ana Carolina Steinkopf, do projeto Uma Sinfonia Diferente
16h: Palestra “Sinais e Sintomas de Alerta do TEA”, com o psiquiatra infantil Thiago Blanco
17h: Palestra “Importância da Alimentação no Desenvolvimento dos Autistas”, com a nutricionista e mãe de autista, Patricia Costa
18h: Talk Show com tema: “As dificuldades e prazeres em ter um filho autista”, com os seguintes convidados:
Tatiana Lima – mãe de autista e vice-presidente do MOAB
Isaura Sarto – mãe de autista e editora do Roteiro Baby Especial
Margareth Halil – mãe de três autistas adultos e diretora do MOAB
Thiago Blanco – psiquiatra infantil e vice-presidente do CRM-DF
Patricia Costa – nutricionista e mãe de autista

Local: Praça Central do Pátio Brasil
Entrada: gratuita
Informações: (61) 2107-7400