Acontece no Pátio

14 de maio, 2019

Festival apresenta tradições e cultura do Japão

Festival apresenta tradições e cultura do Japão

O Japão é um país de contrastes entre uma cultura milenar e cidades com tudo o que existe de mais moderno. Para apresentar um pouco deste país surpreendente, o Pátio Brasil recebe o festival “Tesouros do Japão” entre os dias 17 de maio e 17 de junho. A mostra vai apresentar tradições, costumes, manifestações artísticas e curiosidades do país asiático.  Durante os trinta dias de Exposição, haverá uma programação paralela aos sábados e domingos com Apresentações de Kenjutsu (A arte da Espada Samurai), Odori (Danças Japonesas), Matsuri Dance, J-Pop, K-Pop, Taikô (Tambor Japonês), além de Oficinas de Ikebana (Arte floral) e Origami (Arte de Dobraduras de Papel).

Ao chegar, o público será surpreendido com a famosa boneca japonesa Kokeshi com 1.80m, fazendo reverências. Também no local, uma bela ponte japonesa apresenta um cenário típico onde o público pode caminhar pelo jardim japonês, contemplar as delicadas cerejeiras e vestir quimonos e tirar fotos, guardando uma especial lembrança da viagem ao Japão. Os japoneses comemoram sua floração que anuncia o início da primavera (haru) e o fim do inverno (Fuyu), geralmente em março e abril, quando contemplam o belo espetáculo que a natureza oferece. Este costume é chamado de Hanami.

Mais à frente, o visitante vai encontrar a réplica inspirada no Santuário Pagoda Chureito que fica próximo do Monte Fuji. A réplica tem seis metros de altura. A Okya (Casa de Chá com tatames) também estará presente no evento com informações sobre a Cerimônia do Chá e o Matcha, o chá verde que faz muito sucesso entre os brasileiros.

Filmes sobre Samurais e uma imponente escultura do Samurai Arqueiro montado em um cavalo negro surpreende o público, que ainda poderá conferir vitrines com os principais armamentos Samurais, entre eles a famosa espada do Samurai, a katana. Biombos informativos apresentando os 12 principais Samurais da história, enriquecem o ambiente, trazendo muitas informações e curiosidades, ajudando o público a entender mais sobre o Código de Honra, o Bushidô.

A Exposição foi desenvolvida pela Aloha Eventos, com a curadoria especial de Ana Brites, e tem o apoio institucional da Japan Foundation e da FEANBRA – Federação das Associações Nipo Brasileiras do Centro-oeste.

Fomento à cultura japonesa – De 17 a 26 de maio, o público pode conferir uma feira de produtos japoneses, comdiversas atrações, artesanato local e homenagens a amizade Brasil-Japão.  Serão realizadas apresentações de Taikô (tambores japoneses), Kenjutsu, Karatê, Odori, Matsuri Dance, J-Pop, K-Pop, Cerimônia do Chá, entre outras. Em homenagem aos 111 anos da Imigração Japonesa no Brasil, o público poderá apreciar uma réplica do navio Kasato Maru, que trouxe a bordo durante 50 dias de viagem, 781 imigrantes japoneses que desembarcaram na Baía de Santos em São Paulo.

Apresentações e Oficinas
Além disso, a programação conta com apresentações e oficinas gratuitas.  O público pode prestigiar desfiles de cosplay, onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa, além de apresentações de dança de J-pop, o pop japonês, e street dance. Para os interessados em conhecer uma parte mais antiga da cultura do país asiático, a programação abre espaço para shows com os tambores japoneses, além de danças tradicionais. Já nas oficinas, você pode aprender sobre a Kokedama, uma técnica de origem japonesa que consiste em envolver a planta dentro de uma esfera de musgo; a Iquebana,  arte japonesa de arranjos florais e a Sumi-ê, uma técnica de pintura oriental que, apesar de ter surgido na China, foi difundido quando foi levado para Japão.

Confira a programação completa

Apresentações
24 de maio
19h – Desfile Cosplay – Studio Cultura Pop

25 de maio
13h – Concurso de Cosplay com Premiação
15h – Concurso de J-Pop com Premiação
18h30 – Taiko de Okinawa

26 de maio
14h – Desfile de Cosplay e Concurso de Cosplay com Premiação
15h – Concurso de J-Pop com Premiação
17h30 – Street Dance – Grupo Ramys

01 de junho
15h – Kenjutsu

02 de junho
18h30 – Matsuri Dance
18h30 – Grupo Ramys – Street Dance

08 de junho
16h – Love Gems – Grupo de dança
17h – Aqua Dream – Grupo de dança

09 de junho
17h – Aqua Dream – Grupo de dança
18h – Matsuri Dance – Grupo de dança

15 de junho
16h – Love Gems  – Grupo de dança
17h – Aqua Dream  – Grupo de dança
18h – Matsuri Dance
18h30 – Taikô de Okinawa

16 de junho
18h – NBG

Programação de Oficinas
Demonstrações de Ikebana: Ikebana nas Quatro Estações

dia 23/05 – PRIMAVERA – Prof. Rodrigo Resende.
dia 30/05 – VERÃO – Prof. Filomena Kotaka.
dia 06/06 – OUTONO – Prof. Sirlei Oliveira.
dia 13/06  – INVERNO – Prof. Elder Lima.

Local: Praça Central – Espaço de bambu para oficinas
Horário: 16h

Oficina de Sumi-e com a Profa. Hiromi
Dia 21 e 28 de maio e 11 e 18 de junho
Horário: 15h às 15h40 e 15h50 às 16h30

Oficina de Kokedama com a Profa. Kely Nunes
Dias 22, 24 e 25 de maio
Horário: 13 às 14h, , no Varandão do Pátio Brasil

Festival Tesouros do Japão
Venha conhecer o melhor da cultura japonesa
Quando? De 17 de maio até 17 de junho – Segunda a sábados de 10h às 22h e domingos e feriados de 12h às 20h
Onde? Praça Central e Varandão
Quanto? Gratuito
Mais informações: (61) 2107-7404