blog

4 de abril, 2018

Exposição do Médicos Sem Fronteiras no Pátio Brasil

Exposição do Médicos Sem Fronteiras no Pátio Brasil

E se a sua vida dependesse de uma única escolha? Para quem vive em meio a zonas de conflito e locais onde há perseguição por razões políticas, religiosas ou ligadas à orientação sexual, não há alternativa senão deixar tudo para trás em busca de sobrevivência. E é exatamente para que as pessoas reflitam sobre isso que o Pátio Brasil recebe, a partir do dia 7 de abril, a exposição Pessoas em Movimento, do Médico Sem Fronteiras – Brasil.

A ideia é que os visitantes entrem em um labirinto no 3º piso do shopping e tentem escapar dos caminhos construídos ali, que ilustram as dificuldades extremas enfrentadas por milhões de refugiados, deslocados internos e solicitantes de asilo no mundo todo. No fim, a certeza que resta é a de que voltar para casa, definitivamente, não é uma opção. E, para oferecer uma maior imersão na realidade das populações que os voluntários do programa atendem, o público poderá usar óculos de realidade virtual, ficando ainda mais inserido em contextos pelos quais passam as pessoas refugiadas.

A exposição Pessoas em Movimento é gratuita e fica no Pátio até o dia 21 de abril. Ela faz parte do evento Conexões MSF, que também começa dia 7 e terá atividades em diversas cidades brasileiras, com foco em ajuda humanitária. O Conexões MSF inclui exposições, seminário, filmes e conversas, além de uma intervenção artística num muro de Brasília, sede do evento. As atividades são distribuídas em diferentes horários e locais. A programação pode ser consultada no site www.msf.org.br

SOBRE O MSF – Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos. A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria.

Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz.

A organização chegou ao Brasil em 1991, para combater uma epidemia de cólera na Amazônia. Após o controle do surto, a organização permaneceu na região até 2002, promovendo um trabalho de medicina preventiva com tribos indígenas. Atualmente, MSF-Brasil envia 150 brasileiros de diversas especialidades para projetos de MSF pelo mundo e conta com mais de 400 mil doadores.

EXPOSIÇÃO PESSOAS EM MOVIMENTO
Um labirinto para que brasileiros sintam na pele as dificuldades extremas enfrentadas por milhões de refugiados, deslocados internos e solicitantes de asilo no mundo todo
Quando? 7 a 21 de abril de 2018
Onde? Pátio Brasil Shopping – 3º piso
Que horas? Segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo e feriado, das 14h às 20h
Quanto? De graça
Quem organiza? MSF – Brasil
Informações: www.msf.org.br