blog

7 de agosto, 2018

Como o Dia dos Pais é comemorado pelo mundo?

Como o Dia dos Pais é comemorado pelo mundo?

Todo mundo está lembrando: segundo domingo de agosto é Dia dos Pais! Mas você sabia que isso não acontece em outros países? Na verdade, Dia dos Pais no segundo domingo de agosto é só no Brasil e em outro país chamado Samoa, pequena ilha que fica na Oceania. Nos Estados Unidos e em mais de 80 nações, por exemplo, a data é comemorada no terceiro domingo de junho. Em Portugal e na Espanha, em 19 de março! Na Rússia, no dia 23 de fevereiro. E por aí vai. Mas por que muda tanto?

Na verdade, o primeiro registro de uma homenagem aos pais na história da humanidade data da antiga Babilônia, há cerca de 4 mil anos. Na época, um jovem teria feito um cartão para seu pai, moldado em argila. No presente, ele desejava sorte, saúde e vida longa a seu progenitor.

Mas o primeiro “Dia dos Pais” meeeesmo, para homenagear os heróis das famílias, como a gente conhece, foi institucionalizado nos Estados Unidos. O país comemorou pela primeira vez a data em 19 de junho de 1910, como sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart. Ele era um veterano da Guerra Civil Americana e, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos.

E por que ela escolheu dia 19 de junho? Porque era a data de nascimento do pai dela. O gesto da filha acabou mobilizando outras pessoas da cidade, que começaram a fazer homenagens para seus pais no mesmo dia. E de Spokane, cidade de Sonora no estado de Washington, a tradição se alastrou pelo país inteiro.

Em 1966, a comemoração da data passou de 19 de junho para o terceiro domingo de junho, escolha adotada também em vários países ocidentais. Em 1972, o presidente dos Estados Unidos na época, Richard Nixon, oficializou o Dia dos Pais no calendário americano e ele se tornou um feriado nacional.

Também comemoram o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho países como México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul, além de países das Américas do Sul e Central, da África e da Ásia. Suíça, Liechstenstein e Croácia também celebram nessa mesma data. No sul da Itália, há o costume de preparar um doce especial para os pais, conhecido como “Fritelle di San Giuseppe”.

MAS E O BRASIL?
Por aqui o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 16 de agosto de 1953. A data foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo, que queria associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto no calendário da Igreja Católica. Mas logo a data mudou e foi deslocada para um domingo: o segundo de agosto, como acontece até hoje!

OUTROS “DIAS DOS PAIS” PELO MUNDO

PORTUGAL, ESPANHA, ITÁLIA, ANDORRA, BOLÍVIA E HONDURAS
Comemoram o Dia dos Pais no dia 19 de março, porque associam a data ao dia de São José, esposo de Maria.

OCEANIA
Nos países da Oceania, o Dia dos Pais é comemorado no primeiro domingo de setembro. Entre eles estão Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e as ilhas Fiji. Na Austrália, a data é bastante comercial, e há um grande incentivo à compra de presentes, como no Brasil.

PAÍSES NÓRDICOS
Estônia, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia celebram o Dia dos Pais no segundo domingo de novembro todos os anos. Na Finlândia, ao invés de dar diretamente aos pais seu presente, muitos filhos optam por escondê-lo e dar pistas aos pais para que eles possam encontrá-lo.

RÚSSIA
Comemora no dia 23 de fevereiro, porque esse também é o Dia do Defensor da Pátria Local. Originalmente, a data, que remonta de 1919, celebrava os membros das Forças Armadas russas. Com o passar dos anos, todos os homens passaram a ter a data como seu dia. São realizados desfiles pelas cidades em homenagem aos veteranos de guerra, e os pais recebem uma atenção especial.

TAIWAN
Em Taiwan, o Dia dos Pais é comemorado em 8 de agosto, o oitavo dia do oitavo mês do ano. No Mandarin, a pronúncia do número oito e da palavra “agosto” é bastante semelhante à palavra “pai”. Por isso, a população passou a homenagear os pais neste dia – que não é um feriado nacional.

ALEMANHA
Por lá, o Dia dos Pais coincide com uma data católica: o dia da ascensão de Jesus Cristo, data na qual, segundo a Igreja, o corpo físico de Jesus foi elevado aos céus. Ela acontece no 40º dia após o domingo de Páscoa, sempre uma quinta-feira. Os pais alemães costumam sair com carrinhos de comida e bebida pelas ruas e celebrar o dia com seus filhos, pais e irmãos pelas cidades. Muitos utilizam a data como uma oportunidade para beber.

ORIENTE MÉDIO E UGANDA
Em alguns países do Oriente Médio, como Líbano, Egito, Jordânia, Síria e os territórios palestinos, o Dia dos Pais é celebrado em 21 de junho, primeiro dia do verão na região. Uganda também comemora na mesma data.