blog

15 de fevereiro, 2017

A escola de samba Aruc vai animar a garotada no nosso bailinho de Carnaval!

A escola de samba Aruc vai animar a garotada no nosso bailinho de Carnaval!

O Carnaval no Pátio Brasil será animado. Além de atrações que as crianças amam, como brinquedos infláveis e oficinas de máscaras e chocalhos, este ano o shopping conta com uma participação especial na sua tradicional versão da festa para os pequenos: a escola de samba Aruc, a maior campeã dos Carnavais de Brasília. Criada em 1961, a Escola de Samba Unidos do Cruzeiro vai trazer todo seu conhecimento para animar ainda mais o Carnaval do Pátio.

O bailinho mesmo será no sábado do dia 25, com show de marchinha e apresentação da bateria da escola de samba, passistas, mestre-sala, porta-bandeira e ritmistas da Aruc, além de desfile infantil e premiação para a melhor fantasia. Mas na sexta, dia 24, também haverá programação: a equipe do Sesc estará no shopping a partir das 13h, promovendo oficinas de máscaras e com sua gibiteca itinerante na Praça Central. Também haverá distribuição de balões, brinquedos infláveis e personagens carnavalescos circulando por todo o shopping até 18h.

Confira a programação detalhada de cada dia do evento:

24 DE FEVEREIRO (sexta-feira) – das 13h às 18h
Atrações com classificação indicativa livre, na Praça Central

– Oficinas de máscaras com monitores do Sesc
– Distribuição de balões
– Gibiteca do Sesc
– Personagens carnavalescos pelo shopping
– Brinquedos infláveis

25 DE FEVEREIRO (sábado)
Atrações com classificação indicativa livre, na Praça Central

13h às 16h: oficinas de máscara com o Sesc e de chocalho com a Cia Néia e Nando
13h às 16h: pintura de rosto
13h às 18h: cabine fotográfica gratuita da Post FotoMania (todas as crianças ganharão um voucher para levar uma foto na hora, durante o evento, tirada dentro da cabine)
14h às 18h: brinquedos infláveis
16h: show de marchinhas com a escola de samba da Aruc
17h: desfile de fantasias e premiação
17h30: encerramento com a bateria da Aruc, com três passistas, 10 ritmistas, um cantor, um cavaco, mestre-sala e porta-bandeira.

  

Sobre a Aruc – Na tarde do dia 21 de outubro de 1961, um grupo de moradores do Bairro do Gavião (antigo nome do Cruzeiro) reuniu-se nos fundos da casa de Paulo Costa, na Quadra 14, para fundar uma entidade que promovesse o congraçamento dos moradores do bairro, desenvolvendo atividades de lazer, esporte e cultura. Nascia aí a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro. Como a maioria dos seus fundadores era formada por cariocas, transferidos recentemente do Rio de Janeiro para a nova capital, uma das primeiras providências da nova entidade foi a criação do Departamento de Escola de Samba. Estavam lançadas as bases da Escola de Samba Unidos do Cruzeiro.

Seus primeiros títulos formaram uma sequência de cinco anos, desbancando a até então maior rival, Alvorada em Ritmo da Asa Sul. Batizada por Natal da Portela, a escola azul e branco do Cruzeiro teve uma trajetória de muitas alegrias, mas também crises que deixaram marcas. Episódios como a desclassificação por reduzido número de integrantes em 1974 ou o até hoje misterioso sumiço da bandeira no desfile de 1979 marcaram uma década de problemas. Mas, sob o comando do presidente Nilton Sabino, a Aruc assumiu a condição de maior escola de samba do Distrito Federal de uma vez por todas. Sob os cuidados do carnavalesco Roberto de Lima Machado, foi colecionando vitórias e mais vitórias.

O ano de 2009 é uma marca importante desse reconhecimento, já que o GDF concedeu à escola o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal. Com a invejável marca de 31 títulos, um octa-campeonato, um penta, dois tetras e dois tris, a Aruc firma-se como a maior vencedora de desfiles de carnaval no Brasil, superando inclusive a sua madrinha Portela do Rio de Janeiro.

 

Anote na agenda!

BAILINHO DE CARNAVAL DO PÁTIO BRASIL
Dias: 24 e 25 de fevereiro de 2017 (sexta e sábado)
Horário: 13h às 18h
Local: Praça Central do Pátio Brasil Shopping
Atrações: show de marchinhas com a Aruc, oficinas de máscaras e chocalhos, distribuição de balões, pintura de rosto, desfile de fantasias com premiação e encerramento com apresentação da bateria da Aruc.
Entrada franca
Classificação indicativa livre
Informações: 61 2107-7400